O clarinete como qualquer outro instrumento é um produto muito sensível e que precisa de cuidados específicos. Logo, escolhas erradas no momento da limpeza ou descaso com a manutenção, podem causar problemas graves como mofos, hairline na madeira ou até mesmo rachaduras onde pode prejudicar permanentemente a qualidade do som e a funcionalidade dele. Então, para evitar danos e garantir que a sonoridade do seu instrumento seja preservada, preparamos este conteúdo, com 3 dicas sobre como limpar a parte interna do seu clarinete. Continue a leitura e veja por que é tão importante mantê-lo limpo, como isso deve ser feito e o que você não pode fazer!
1. O problema da saliva
Como você sabe, é praticamente impossível evitar que a sua saliva tenha contato com o instrumento, e o pior desta situação é o fato de não limpar após tocá-lo, pois isso pode ir acumulando fungos e ácaros e deixando a madeira mais frágil suscetível a trincas.
2. A hora da limpeza
No momento da limpeza, é preciso ter atenção e delicadeza. A opção mais segura é comprar kits de limpeza a venda nas principais lojas de instrumentos e principalmente na internet ou você pode usar uma técnica caseira e bem efetiva que já vou lhe explicar logo a seguir: Pegue uma flanela limpa sem nenhuma impureza, amarre um cordão ou cadarço em uma das pontas da flanela, puxe de um lado para outro dentro do corpo do instrumento quantas vezes forem necessárias até que o instrumento possa ter esgotado toda a saliva e quaisquer outras impurezas.
3. O que não fazer?
Em primeiro lugar, não utilize produtos químicos. Eles podem manchar e retirar a proteção das peças. Outra atitude que pode causar danos é tentar achar uma solução caseira sem a devida consulta de um profissional. Isso pode te dar uma bela dor de cabeça e até mesmo um valor desnecessário para que o profissional possa reverter o dano causado. Essas foram nossas dicas sobre como limpar a parte interna do seu clarinete. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que ele seja útil no cuidado com o seu instrumento. Caso queira receber mais dicas relacionadas ao universo da música, siga-nos no Youtube, Facebook e Instagram.